Dicas

Composição

Preste atenção no que esta tocando. Você pode aprender muito apenas ouvindo com atenção as músicas que  você curte.

Se ligue nos arranjos, nos estilos, na forma de cantar, nos timbres dos instrumentos, tudo isso faz parte da “química” da música, e nada melhor do que aprender com o que é sucesso.

Tire os arranjos do seu instrumento. Muitos guitarristas famosos, por exemplo,  aprenderam a solar tocando os solos dos seus ídolos.

Escolhendo o estúdio

Nem sempre o melhor estúdio é o mais caro. Você pode conseguir um resultado final muito superior se utilizar 6 horas em um estúdio mais barato do que 2 horas num estúdio mais caro.

O mais importante é que o estúdio possa te oferecer um bom microfone e um bom pré para a voz e uma boa acústica para a bateria.

Negocie um pacote de horas, crie um cronograma e tente seguí-lo à risca!

Uma boa referência de tempo de estúdio para uma gravação de cd de 10 faixas é:

De 12 a 18 horas para gravação de bateria (gasta-se boa parte deste tempo em microfonação e timbragem). Recomenda-se fazer um lockout para poder terminar todas as baterias em um único dia.

10 horas para gravação de percussões.

12 horas para gravação de guitarras e solos e violões

10 horas para teclados

6 horas para gravação do baixo

24 horas para gravação de voz e coros

De 15 a 30  horas de edições, afinação de voz etc

De 40 a 80  horas de mixagem

Outra opção para economizar no estúdio é o “estúdio ao vivo”, grava-se a base com todos os instrumentos de uma única vez, ficando somente as vozes e solos para serem gravados posteriormente.

Gravando

Ensaie, ensaie, ensaie!

É fundamental que você entre no estúdio sabendo exatamente o que vai tocar.

A grande maioria dos estúdios cobram por hora e cada minuto é precioso, e para não ficar tenso com isso, é muito importante você estar seguro do que está tocando.

Procure fazer ensaios acústicos, só com violões e percussões, por exemplo. Além de ser mais econômico,  pois pode ser feito em casa sem a necessidade de aluguel de um estúdio de ensaio, isso ajuda a ver se o seu arranjo esta soando bem. Muitas vezes o ensaio alto demais pode te confundir, mas no estúdio tudo vai ficar muito mais claro, e ai é que costumam aparecer os erros e atrasar a gravação.

Procure um produtor ou um amigo que já tenha alguma experiência no estúdio para ajudar na organização da gravação, isto fará você economizar bastante.

Mixando

Procure um bom engenheiro de som, alguém que curta o seu tipo de som, e principalmente, o seu trabalho.

Leve referências de CDs que vocês gostem de ouvir e que tenham a ver com o seu estilo.

Reserve pelo menos 4 horas por música para a mixagem.

Fotos de divugação

Profissional, amador, vale tudo na hora de mostrar a cara!

Procure fazer uma produção de roupa que tenha a ver com o seu estilo, procure um local para ser o seu cenário. Uma parede ou um portão na sua rua, uma muro grafitado, são apenas exemplos de fundos que normalmente dão certo.

Porém, se for fazer fotos para impressão, (cd, flyers, etc) a procura de um profissional é indicada porque, para a impressão destas imagens, são necessários fotos de alta definição e em formatos com pouca ou nenhuma compressão, o que requer um equipamento fotográfico mais profissional.

Divulgando

Monte um show para convidados, avise aos amigos, todas as bandas começam do mesmo jeito, mas a Internet é sem dúvida o melhor lugar para divulgar a sua banda.

Sites como Facebook, Twitter ou Youtube são perfeitos, o importante é ser criativo para divulgar o seu trabalho.

Você pode também montar um blog e manter seus fãs e amigos informados de todas as atividades da banda.

Prensagem e distribuição

Existem vários caminhos para prensar e distribuir o seu trabalho.

Gravadoras:

O tão sonhado contrato com uma grande gravadora, é o que toda a banda quer! Mas não se iluda, mesmo com um contrato em mãos não significa que o sucesso chegou. Não saia gastando por conta! Muitas bandas só conseguem atingir o sucesso depois do 3º CD !

Selos:

Existem basicamente 3 tipos de selos:

O Primeiro é um selo de uma grande gravadora, que funciona como uma subdivisão da mesma, mas normalmente voltada para um estilo específico.

O Segundo é o Selo distribuído por uma grande gravadora. É uma boa opção porque une a agilidade do trabalho de um Selo com a distribuição nacional de uma grande gravadora.

O Terceiro é o selo independente, que realiza ela mesma a sua própria distribuição.

Independente:

Existem estúdios que prensam um pequeno número de cópias para a distribuição e venda em shows ou entre os amigos.

Você pode montar também o seu próprio selo e encomendar a prensagem e distribuição através de grandes fábricas como a microservice e a videolar.

Você também pode optar por fazer a sua distribuição somente no meio digital em sites como iTunes, Sonora e BeatPort. Empresas como a OneRPM  prestam este serviço e costumam facilitar muito o processo.

Clipe

Hoje em dia é quase que indispensável ter um video-clipe.

O Youtube se tornou uma das maiores fontes de ouvir musica.

Existe uma gama de profissionais que estão prestando estes serviços a preços acessíveis, mas você pode fazer em casa com a ajuda dos amigos pois o que mais vale no clipe é a idéia. O vencedor do melhor clipe de 2006, pela a MTV americana, a banda OK GO , gastou somente US$500,00 e teve 17,542,544 visualizações em seu site oficial.

Voce pode optar também pelos Lyrics Videos, também conhecido como Typography Videos, que são vídeos que contem a letra da musica em movimento. Existem inúmeros tutoriais na internet de como fazer. Os resultado são fantásticos!

Editoras

Pronto, seu CD esta gravado, você já optou pela sua forma de distribuição, estão está na hora de você garantir os seus direitos!

Você deverá procurar uma editora para garantir que seus direitos autorais sejam pagos. Lá você irá registrar a letra e a melodia das suas músicas, bem como identificar seus autores e suas respectivas porcentagens.

As editoras são responsáveis pelo recolhimento e pagamento dos direitos autorais, relativo às vendas dos seus CDs e de sincronização em cinema e tv.

Entidades Arrecadadoras

As entidades arrecadadoras, são sempre confundidas com as editoras, mas na verdade, estas entidades são responsáveis pelo recolhimento, junto ao ECAD, de seus direitos de execução pública.

Existem várias entidades como ABRAMUS  e a UBC que prestam este serviço.

Existe também profissionais que podem assessorá-lo a se inscrever em uma delas, bem como ajudar a editar suas músicas.

O fundamental é garantir que toda a documentação do seu disco esteja bem redondinha pra evitar aquelas dores de cabeça que só aparecem que o seu trabalho começa a aprecer também!!

%d bloggers like this: